Por que Nomes de Domínio são tão Importantes?


Em um nível básico, os nomes de domínio são importantes porque o esquema de endereçamento da Internet não é muito eficaz sem eles.

Cada computador na Internet tem um endereço de protocolo da Internet (IP): uma seqüência exclusiva de quatro números separados por pontos, como 255.242.0.2. Como seria quase impossível lembrar os endereços IP de todos os seus sites favoritos, um grupo de cientistas da computação criou o sistema de nomes de domínio para atribuir um nome exclusivo a cada endereço IP numérico.

Mas os nomes de domínio são muito mais do que apenas um atalho técnico. Um nome de domínio curto e memorável pode fazer a diferença entre criar uma presença na Web bem-sucedida e se perder no ciberespaço.

Um nome de domínio adiciona credibilidade à sua pequena empresa. Ter seu próprio nome de domínio faz sua empresa parecer profissional. Se você publicar seu site por meio de um provedor de serviços de Internet ou de um site de hospedagem gratuita na Web, você terá um URL, como www.seups.com.br/seu_negocio. Esse endereço genérico não inspira confiança em um cliente como o nome de domínio de erva.com.br. E, como muitas pessoas ainda não confiam na Internet e no comércio eletrônico, você poderá fazer o que puder para provar que sua pequena empresa merece seu dinheiro. Se você não estiver disposto a pagar o dinheiro para registrar um nome de domínio apropriado, por que os consumidores pensariam que você se esforçaria para criar produtos ou serviços valiosos?

Um nome de domínio diz que você está pensando em frente. Ter seu próprio nome de domínio indica que você faz parte da Revolução Digital, e isso significa que você está atualizado sobre tecnologias emergentes. Se isso é verdade ou não, ter seu próprio nome de domínio pode apenas colocá-lo à frente de seus concorrentes.

Um nome de domínio adiciona mobilidade à sua presença na Internet. Possuir seu próprio nome de domínio permite que você leve esse nome com você se transferir hosts da Web ou alternar para o seu próprio servidor interno. Se você não é o proprietário do seu nome de domínio, precisará usar um novo URL, o que destruirá a marca criada com o seu primeiro endereço.

O nome de domínio certo pode atrair negócios. Se você decidir registrar um nome de domínio que corresponda ao conceito de sua empresa, poderá atrair os internautas em busca desse tópico. Por exemplo, uma loja de ferramentas que registrou o martelo.com.br pode levar visitantes à procura de martelos na Internet. Além disso, embora os resultados dos mecanismos de pesquisa sejam difíceis de prever, o martelo.com.br pode aparecer com mais frequência nos resultados de pesquisa quando alguém pesquisa informações sobre martelos.

Um nome de domínio constrói sua marca. Mais do que qualquer outra coisa, um nome de domínio pode aumentar o reconhecimento da sua marca. Se o nome do seu domínio corresponder ao nome da sua empresa, isso reforçará sua marca, facilitando o lembrete e o retorno dos clientes. Também será mais fácil ganhar negócios por meio do boca a boca, pois os clientes lembrarão seu nome e o repassarão aos amigos.

A conclusão é que um bom nome de domínio pode ajudar muito a gerar tráfego para seu site e a construir sua reputação. Isso, por sua vez, resultará em mais clientes e melhores vendas.


Comprar